Delinha Biografia

Delinha Biografia
Delinha Biografia

Delinha Biografia | Délio & Delinha foi um combo de música sertaneja formado por dois cantores e compositores. São parentes por linha materna e ambos nasceram na cidade de Maracaju, localizada no estado de Mato Grosso.

Em 1959, quando ainda se apresentavam sob o nome de “O Casal de Oncas de Mato Grosso”, gravaram os rasqueados “Malvada” e “Cidades Sisters”, ambos compostos pela dupla.

Em 1960, gravaram o rasqueado “Prenda Querida” e o guarania “Meu Cigarro”, ambos escritos também pela dupla. Além disso, no mesmo ano, colaboraram com Biguá, radialista e compositor, para gravar o rasqueado “Querendo Você”. Essa música foi um dos muitos trabalhos que eles lançaram naquele ano.

A morte da cantora Delinha ocorreu no feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira, 16 de março, na cidade de Campo Grande. Nas redes sociais, o próprio filho da Dama do Rasqueado confirmou a informação em questão.

Desde que recebeu alta do hospital no final de maio, João Paulo Pompeu revelou ao Jornal Midiamax que Delinha respirava com auxílio de oxigênio desde então.

Ela tinha 85 anos e tinha um nódulo no pulmão. Ela também estava se recuperando de uma emergência respiratória em casa com a ajuda de tratamento médico.

Não foi determinado oficialmente o que causou a morte neste momento. No dia 7 de setembro, a Dama do Rasqueado completaria 86 anos.

Segundo o site Boa Msica Ricardinho, os dois começaram a carreira como artistas na década de 1950. Eles apresentaram suas músicas em shows de discussão, bem como em festas. O público em geral começou a reconhecer o talento ao longo do tempo, o que levou ao rápido avanço da carreira.

Após alcançar a fama em seu país natal, Délio e Delinha se mudaram para São Paulo, onde se tornaram regulares nos programas de rádio Bandeirantes e Nove de Julho. Esses dois corajosos exportaram a música que era popular no estado brasileiro de Mato Grosso na época.

O ano de 1959 assistiu à gravação do disco de estreia da dupla, que se intitulava “O Casal de Oncas do Mato Grosso”. O rasqueado ‘Malvada’ e ‘Cities Irms’ foram ambas canções de muito sucesso nas paradas. No ano seguinte, foi gravada a música “Prenda Querida”, que já havia sido raspada, e “Meu Cigarro”, do Guarania.

O casal foi casado por um total de 25 anos quando decidiram se divorciar e encerrar sua carreira de gravadora. Em 1978, o grupo voltou a se reunir e lançou o álbum independente “O Sol e a Lua”, que se tornou um de seus álbuns de maior sucesso em geral.

Delinha Biografia

De acordo com o site, a dupla fez seu retorno em apresentações públicas em 1993, depois de ser incentivada a fazê-lo por admiradores de longa data e novas gerações de seguidores. Em reconhecimento ao meio século de atividade profissional, a dupla produziu o CD e o DVD em 2007.

A dupla dedicou-se a gravar ritmos geralmente considerados como ritmos de raiz, como o rasqueado e o cava-verde, entre outros.

Ainda em 1961, gravaram a música de cana verde “Louvor a So Joo” e a música arrasta-pés “Triste Verdade” sob o nome coletivo. Em 1962, gravaram os rasqueados “Coisinha Querida”, “Goianinha” e “Estrela do Luar”, todos também de autoria da dupla.

Em 1963, gravaram várias composições da dupla, incluindo o maxixe “Mundo de Illusion” e a cana-verde “Triste adeus”. Ambas as peças foram escritas em formato maxixe. Em 1964, a dupla gravou o rasqueado “Lembrando Mato Grosso” e o maxixe “Esperanca perdida”, ambos também escritos.

Segundo depoimentos de Délio em entrevista realizada em 1997, os dois se envolveram em diversos conflitos ao longo de sua parceria de 50 anos.

A equipe musical continua dizendo: “Às vezes discutimos muito uns com os outros, mas quando se tratava de música, sempre nos demos muito bem”.

Todos ficaram curiosos sobre a dupla ao longo do tempo em que desenvolvemos nossos estilos artísticos individuais. “Acho que perdemos; a tal ponto que quando voltamos, o público foi bastante amigável conosco”, observou Délio em 2007.

À época da entrevista, Délio havia determinado que a dupla tinha um total de 14 álbuns, 78 rotações, 4 CDs e 5 CDs disponíveis para compra.

Depois que o casal decidiu romper o casamento na década de 1970, eles seguiram caminhos separados, resultando em uma ruptura artística entre eles. A década de 1980 viu o renascimento do interesse.

Ontem, Delinha compartilhou que a volta ao estúdio para gravar “O sol e a lua” foi um dos momentos mais memoráveis ​​de suas carreiras profissionais.

Delinha Biografia
Delinha Biografia

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top