Biografia De Francia Marquez Mina

Biografia De Francia Marquez Mina
Biografia De Francia Marquez Mina

Biografia De Francia Marquez Mina | Francia Elena Márquez Mina é uma líder social, ativista medioambiental, defensora de direitos humanos, feminista, abogada, y política colombiana.

1 Como mãe solteira, mulher afrodescendente de um dos departamentos da Colômbia mais afetados pela violência, líder ambiental pela defesa dos territórios ancestrais, ativista social e agora candidata à vice-presidência da país, Francia Márquez esteve na luta a vida inteira.

Com eleições em que os candidatos de esquerda e aqueles que defendem políticas “para a vida” têm, pela primeira vez, uma chance de vencer nas urnas em 29 de maio. Perspectivas reais.

“A venda de meus ancestrais como escravos foi o início de um processo, uma história de luta e resistência que continua até hoje. Faço parte dessa história.

Faço parte daqueles que lutam pelo fim do racismo institucional e faço parte das que lutam para que a liberdade e a justiça continuem a nascer, as que não perdem a esperança de uma vida melhor, as mulheres que usam o amor materno para cuidar do seu território como espaço de vida.

as que levantam a voz para deter a destruição dos rios, florestas e charnecas; as que não perdem a esperança de uma vida melhor; as mulheres que usam o amor materno para cuidar do seu território como espaço de vida; as que não desista da esperança”, portanto, estabeleça em seu site.

E é justamente na França que Elena Márquez Mina é muitas coisas. Quando criança, ela sonhava em ser cantora, atriz, dançarina e até antropóloga cultural para poder investigar as raízes africanas que prevalecem no departamento de Cauca, no sudoeste da Colômbia, de onde ela é originária.

No entanto, sua vida a levou por rios diferentes do que ela havia planejado.Possivelmente, se Francia Elena não fosse Francia Elena Márquez Mina, mas sim uma mulher de sobrenome que tem ascendência.

nascida em berço de ouro em uma das grandes cidades do país, loira, de olhos azuis e jovem com poucas responsabilidades , ela teria dedicado sua doce voz de soprano às artes cênicas ou cênicas.

Como não foi, hoje aspira à vice-presidência da Colômbia pelo movimento de esquerda Pacto Histórico; apesar do fato de que ela percorreu um longo caminho para chegar a esse ponto em sua vida, ela percorreu um longo caminho para chegar a essa posição.

Depois disso, ele foi forçado a deixar a terra que lutou tanto para proteger porque estava recebendo ameaças de morte de grupos paramilitares.

Mesmo que ele tenha interrompido a mineração em larga escala, sua guerra estava longe de terminar. A mineração ilegal tornou-se agora um perigo para a região.

Biografia De Francia Marquez Mina

A Mobilização de Mulheres Negras pelo Cuidado da Vida e dos Territórios Ancestrais foi uma marcha que ela liderou em 2014 para protestar contra o garimpo ilegal que estava poluindo os rios e prejudicando o território. Ela era a líder desta marcha.

“Pode ser pouco para muitos outros, mas aquela região, onde eles plantam nosso umbigo, é tudo para mim. Essas terras nos foram deixadas por nossos antepassados, e não temos o direito de ser baratos por não reservar uma parte a luta para ela ainda não acabou.

Francia Márquez sabe que a história de sua vida não começou em 1º de dezembro de 1981, no município de Suárez quando ela nasceu. se as pessoas que ganharam essa loteria da população a chamam de vitimizadora ou ressentida social.

Francia Márquez está ciente de que a história de sua vida não começou naquele dia. Ela certamente lembrará à sociedade seu privilégio e conforto em todos os oportunidade, apenas no caso de seu público deve esquecê-la.

Ao iniciar seu discurso de aceitação do Prêmio Internacional Goldman para o Meio Ambiente de 2018, que ela recebeu por organizar mulheres em sua comunidade para impedir a mineração ilegal em grande escala em seu território, ela começou dizendo humildemente:

“Sou uma mulher de etnia afro -ascendência descendente; cresci em território ancestral que remonta a 1636.” Isso foi feito quando ela estava sendo homenageada por seus esforços para impedir a mineração ilegal em grande escala.

Em julho de 2015, participou de uma assembléia permanente realizada na Rodovia Panamericana e organizada pela Associação de Conselhos Comunitários do Norte Cauca.

O objetivo da assembléia era exigir garantias do governo nacional de proteção para os líderes do norte de Cauca, porque eles estão constantemente recebendo ameaças de morte.

Além disso, exigiu que fossem cumpridos integralmente os acordos firmados anteriormente entre o governo e as comunidades negras da região. Ela foi presenteada com o prêmio de Defensora dos Direitos Humanos pela instituição de caridade sueca Diakonia em setembro de 2015.

Biografia De Francia Marquez Mina
Biografia De Francia Marquez Mina

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top