
Serginho Groisman Idade | Sérgio Groisman, mais conhecido por seu nome artístico Serginho Groisman, é um apresentador de televisão e jornalista brasileiro que atua na indústria do entretenimento.
É apresentador dos programas de bate-papo Altas Horas na Rede Globo e Tempos de Escola no Canal Futura, além de apresentador de diversos outros programas.
Serginho começou a trabalhar na área do jornalismo aos 18 anos e passou a ser apresentador de televisão. Fez alguns trabalhos freelance para o jornal “O Dia”, cobriu férias como repórter esportivo da “Folha de S.Paulo”, e depois foi trabalhar na rádio Bandeirantes FM, onde trabalhou por oito anos antes de passar para outras oportunidades.
O sérvio Serginho Groisman é descendente de judeus e seus pais fugiram para o Brasil para evitar a perseguição nazista.
Sua mãe, Ana Groisman, era de Varsóvia, Polônia, e conseguiu fugir do país em um navio; no entanto, este não foi o caso de suas irmãs, que não conseguiram embarcar no navio e foram mortas no campo de extermínio onde foram internadas.
Seu pai, Luiz Groisman, nasceu na Romênia e foi criado nos Estados Unidos. Em um baile no Brasil, os dois se conheceram. Começou a estudar Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mas desistiu depois de um ano. Em seguida, estudou História na Universidade de São Paulo (USP) por um ano e meio.
Durante a década de 1970, atuou como coordenador da Equipe Cultural Centro por um período de dez anos. Nesse período, colaborou com muitos dos maiores nomes da MPB, entre eles Cartola, Clementina de Jesus, Raul Seixas, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Novos Baianos, João Bosco, Hermeto Pascoal, Fagner, Luiz Gonzaga, Gonzaguinha, Belchior, A Cor do Som, Adoniran Barbosa, Walter Franco, Jards Macal
Foi redator e repórter da Band FM por oito anos, e gostava de passar lá. Como repórter, cobriu as Diretas Já, as finais dos campeonatos de futebol, e escreveu textos jornalísticos para jornais.
Ele até explorou uma carreira no cinema antes de se estabelecer no jornalismo depois de se formar na Fundaço Armando lvares Penteado em 1977.
O primeiro programa de televisão de Serginho Groisman foi o TV Mix, que foi ao ar na TV Gazeta no final dos anos 1980 e foi sua apresentação e estreia na direção.
No entanto, foi Matéria Prima, programa de entrevistas da TV Cultura em que as perguntas eram feitas pelo público, composto majoritariamente por jovens, que marcou o início de seu sucesso televisivo.
Esse formato foi mantido ainda em 1991, quando se mudou para o SBT para apresentar o Programa Livre, e novamente em 2000, quando ingressou no atual Altas Horas da Rede Globo.
Em 1999, ingressou na Rede Globo, onde estreou na televisão apresentando o Festival da Música Popular Brasileira, uma tentativa de ressuscitar os festivais que tiveram apenas uma edição na década anterior.
Levou seis anos para concluir a graduação, pois acreditava que a docência era deficiente, o que o levou a retornar à FAAP como professor vários anos após a conclusão da graduação.
De acordo com uma entrevista de 2020 à Veja SP, Serginho Groisman revelou a justificativa de nunca ter assumido nenhum relacionamento anterior além de sua dentista, Fernanda, e como chegou a essa conclusão.
Confessou que ser pai sempre foi uma ambição de toda a sua vida, mas que, antes de conhecê-la, nunca conseguira construir uma relação tão sólida como a que partilham agora.
Para evitar conflitos com a quarentena, o Altas Horas de 29 de junho de 2020, dia em que Serginho Groisman comemorou 70 anos, foi realizado em casa.
Neste dia, o programa foi apresentado por Lázaro Ramos e Tas Araujo, e o apresentador foi parabenizado pelo aniversário por celebridades como Laura Pausini, Fausto Silva e Fernanda Montenegro, entre outros artistas e atletas que não só deixaram sua marca da história do programa, mas também da própria vida do apresentador.
Embora o programa tenha sido gravado no dia 27, a intensidade e a reação na internet fizeram com que parecesse ter sido transmitido ao vivo.
Serginho é descendente de judeus. Romeno de nascimento, seu pai e polonês de nascimento, sua mãe eram os pais desta criança. Seus bisavós, assim como algumas de suas tias, morreram em um campo de concentração administrado pelos nazistas.
