
Van Dijk Altura | Van Dijk é um jogador de futebol profissional holandês que joga como zagueiro no clube da Premier League Liverpool, bem como na seleção holandesa. Ele nasceu na Holanda e atualmente reside na Inglaterra.
Van Dijk é amplamente considerado como um dos melhores defensores do mundo e é conhecido por seu poder, liderança e habilidade aérea. Ele é o único defensor a ganhar o prêmio de Jogador do Ano da UEFA, e ficou em segundo lugar nas competições Bola de Ouro e Melhor Jogador Masculino da FIFA.
Van Dijk experimentou um surto de crescimento ao jogar pelo WillemII na Holanda, que o viu crescer sete polegadas de altura. Esse desenvolvimento inesperado colocou pressão sobre seus joelhos e impediu sua capacidade de jogar em campo, e ele esteve perto de ser cortado por sua equipe como resultado da situação.
Mudou-se para o Groningen em 2010, onde teve um sucesso considerável, depois de passar um ano com a equipe em 2009.
Depois de um ano com a equipe de juniores, assinou seu primeiro contrato profissional e foi promovido ao time principal, onde fez sua carreira profissional estréia em 1 de maio de 2011. Desde então, ele passou a jogar pela equipe sênior.
A carreira de Virgil van Dijk estava em ascensão como membro da seleção holandesa, marcando gols enquanto jogava como atacante de emergência de sua equipe, apesar de ele também estar jogando como zagueiro.
Van Dijk experimentou outro susto de saúde um ano em sua carreira profissional em Groningen, quando seu apêndice estourou, forçando-o a perder alguns meses de ação.
O jogador depois se recuperou e continuou a ter um desempenho admirável, incentivando a potência escocesa Celtic a entrar na competição.
O Celtic pagou ao Groningen uma quantia de aproximadamente £ 2,6 milhões pelos serviços dos jogadores em 21 de junho de 2013, e o imponente holandês se mudou para Glasgow como resultado.
Van Dijk jogou um total de 76 jogos pelo Celtic durante seu mandato de dois anos, marcando nove gols e conquistando dois títulos da Premiership escocesa e a Copa da Liga Escocesa ao longo do caminho.
Van Dijk assinou um contrato de quatro anos com o Celtic por uma quantia de cerca de £ 2,6 milhões, que incluiu uma taxa de venda de 10% para seu ex-clube, Groningen, em 21 de junho de 2013.
No Pittodrie Stadium, em 17 de agosto, ele fez sua estréia profissional, chegando nos 13 minutos finais de uma vitória por 2 a 0 na Premiership escocesa sobre o Aberdeen, na qual substituiu o Efe Ambrose.
Sua primeira aparição veio em um empate 2-2 com o Inverness Caledonian Thistle no Celtic Park, apenas uma semana depois de fazer sua estréia.
Em uma vitória por 4 a 1 sobre o Ross County em 9 de novembro, Van Dijk marcou seus primeiros gols no Celtic, um em cada tempo, com uma cabeçada em cada tempo. Em uma vitória sobre St Johnstone em 26 de dezembro, ele marcou o único gol do jogo depois de uma corrida solo.
Van Dijk marcou seu segundo gol da temporada em 26 de janeiro de 2014, em um triunfo por 4-0 sobre o Hibernian, que marcou a 11ª vitória consecutiva do Celtic na liga.
Em 25 de fevereiro, ele foi demitido após 13 minutos da derrota do Celtic por 2 a 1 para o Aberdeen, após uma falta profissional em Peter Pawlett. Foi a primeira derrota do clube na temporada para o Aberdeen.
Apesar do Celtic já ter conquistado o título, Van Dijk marcou novamente em 7 de maio para dar a sua equipe uma vantagem de 3-1 para St Johnstone, que resultou em um empate 3-3.
Ele foi um dos três jogadores do Celtic nomeados para a Seleção do Ano da PFA Escócia, que foi anunciada no início deste mês. Van Dijk foi nomeado para o prêmio de Jogador do Ano da PFA Scotland Players’, mas foi derrotado pelo também jogador do Celtic Kris Commons nas finais.
Depois que o Celtic pagou ao Southampton £ 13 milhões por seus serviços, ele se mudou para a costa sul da Inglaterra para jogar pelo Southampton. Virgil van Dijk venceu a Premier League com o Liverpool e rapidamente se estabeleceu como um ponto focal para o clube.
Há pouco mais de um ano, o jogador foi nomeado capitão do time, mas isso não o impediu de querer jogar por um clube que estava na disputa pelo campeonato.
Foram necessárias várias tentativas fracassadas para que van Dijk fosse vendido, mas ele acabou sendo vendido para o Liverpool na janela de transferências de inverno de 2018 por uma quantia de £ 75 milhões, que era o valor recorde mundial para um zagueiro na época.
