Lygia Fagundes Telles Biografia

Lygia Fagundes Telles Biografia
Lygia Fagundes Telles Biografia

Lygia Fagundes Telles Biografia | Lygia Fagundes da Silva Telles nascida de Azevedo Fagundes; pronúncia portuguesa: 19 de abril de 1923 – ucada como advogada e começou a publicar logo após se formar no ensino médio, trabalhando como advogada e escritora durante a maior parte de sua carreira.

Recebeu o Prêmio Cames, o maior prêmio literário em língua portuguesa, e suas obras receberam homenagens e prêmios do Brasil, Chile e França.

Em 1985, foi eleita a terceira mulher da Academia Brasileira de Letras, exercendo a cadeira 16. Lygia Fagundes nasceu em São Paulo, Brasil, em 19 de abril de 1923, filha de Maria do Rosário da Silva Jardim de Moura e Durval de Azevedo Fagundes.

Seu pai era advogado e promotor público que também trabalhou como promotor público, comissário de polícia e juiz. Zazita, sua mãe, era pianista.

Devido à natureza do trabalho de seu pai, a família se deslocava com frequência por todo o estado, residindo em Apia, Assis, Itatinga e Sertozinho em vários momentos.

Fagundes mudou-se para o Rio de Janeiro com a mãe quando ela tinha oito anos, onde ficaram cinco anos. De volta a São Paulo, matriculou-se no Colégio Caetano de Campos, onde se formou em 1937.

Em 1938, publicou Pores e Sobrados, coletânea de contos, com os rendimentos de sua pai. Telles permaneceu no serviço público e tornou-se colaborador de A Manh, escrevendo uma coluna semanal para a publicação carioca.

Em 1949, recebeu o prêmio Afonso Arinos da Academia Brasileira de Letras por sua coletânea de contos O Cacto Vermelho. Entre seus livros de maior sucesso está Ciranda de Pedra, que trata da sexualidade feminina e foi reimpresso em 1986.

Telles sentiu que seu primeiro trabalho marcou seu amadurecimento como escritora, e frequentemente criticava sua trabalhos anteriores.

Em 1958, publicou Histórias do Desencontro, que ganhou o prêmio do Instituto Nacional do Livro [pt]. [8] Telles se divorciou em 1960 e começou a trabalhar como advogado do Instituto de Providência do Estado de São Paulo no ano seguinte.

Lygia Fagundes Telles Biografia

Ela continuaria trabalhando neste escritório enquanto também publicava até 1991. Ela se casou com o crítico de cinema e escritor Paulo Emlio Salles Gomes em 1962, mas seu casamento era socialmente inaceitável porque o divórcio não era tecnicamente reconhecido no Brasil no Tempo.

Co-escreveu o roteiro de Capitu 1967, baseado na obra Dom Casmurro de Machado de Assis e encomenda de Paulo César Saraceni, com Paulo Emlio, que ganhou o Prêmio Candango de Melhor Roteiro Cinematográfico.

A Academia e os PrêmiosA década de 1970 foi um divisor de águas na carreira de Lygia: sua coletânea de contos “Antes do Baile Verde” ganhou o Prêmio Internacional de Escritores na França.

“As Meninas”, um de seus romances mais importantes, foi publicado em 1973 e recebeu o Prêmio Jabuti em 1974. Foi adaptado para o cinema em 1975, com direção de Emiliano Ribeiro.

A obra faz um paralelo com a vida de três pessoas que influenciaram a juventude durante um período turbulento da história brasileira.

Seu interesse pela literatura era significativo na época, pois era colaboradora de jornais como Arcádia e A Balança. Ambos eram membros da Academia de Letras da Faculdade.

Durante seus anos de faculdade, ele começou a frequentar locais onde vários literatos se reuniam. Ela conheceu Mário e Oswald de Andrade nessa época. Lygia é uma escritora ávida que compilou uma grande coleção de contos, crônicas e romances.

Ela também contribuiu para uma série de antologias e coleções, bem como traduziu e adaptou vários textos.Muitos dos livros do autor foram publicados em outros países, incluindo Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Holanda, Suécia e Estados Unidos.

Lygia Fagundes Telles prosseguiu na carreira literária, continuando a trabalhar como advogada do Instituto de Previdência do Estado de S. Paulo, cargo que ocupou até a aposentadoria.

Foi também presidente da Cinemateca Brasileira, fundada por Paulo Emlio Sales Gomes. É membro da Academia Paulista e da Academia Brasileira de Letras.

Seus livros foram publicados em vários países, incluindo Portugal, França, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Holanda, Suécia, Espanha e República Tcheca, e suas obras foram adaptadas para televisão, teatro e cinema.LFT considera seu trabalho de natureza engajada, ou seja, comprometida com a difícil condição do ser humano em um país com um sistema de educação e saúde tão frágil.

Como participante desse tempo e dessa sociedade, o escritor busca apresentar a realidade envolta na sedução do imaginário e da fantasia por meio da palavra escrita. Mas sempre foi confrontado com a realidade daquele país: em 1976, durante a guerra.

Lygia Fagundes Telles Biografia
Lygia Fagundes Telles Biografia

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top