
Liz Cambage Altura | Na Associação Nacional de Basquete Feminino, Elizabeth Cambage joga pelo Los Angeles Sparks. Ela nasceu na Austrália e é jogadora profissional de basquete.
A líder de pontuação em um único jogo da WNBA, Tamika Cambage, atualmente detém o recorde com um desempenho de 53 pontos contra o New York Liberty em 17 de julho de 2018.
Ele nasceu em 18 de agosto de 1991 em Londres, filho de pai nigeriano e mãe australiana, e cresceu no Reino Unido. Os pais de Cambage se divorciaram quando ela tinha três meses, e ela e sua mãe viajaram para a Austrália para começar uma nova vida.
Ela se estabeleceu em Eden, Nova Gales do Sul, antes de se mudar com sua família para Melbourne quando Cambage tinha dez anos, e depois para a Península de Mornington alguns anos depois.
Cambage tem 203 cm de altura. Ela foi provocada na escola por causa de sua altura, que ela achava ofensiva. Ela tinha 1,80m de altura quando tinha dez anos e cresceu para 6’5 quando tinha quinze anos “quando tinha quatorze anos Ela começou a jogar basquete por insistência de sua mãe quando tinha dez anos como um meio de conhecer novas pessoas e fazer amigos.
Cambage é uma jogadora de basquete que joga na posição central. Como resultado de sua participação no Campeonato Nacional Australiano Sub-20 em 2009 , o ABC especulou que ela poderia ser a próxima Lauren Jackson.
As únicas jogadoras internacionais mais altas que Cambage na época eram Margo Dydek, que media 2,18 m, e Sue Geh, que media 2,05 m.
Foi em 2008 que fez a sua primeira internacionalização pela selecção sénior, , e foi em 2009 que conquistou a sua primeira internacionalização pelos Opals australianos, , que aconteceu durante uma série de testes contra a China, quando jogado no terceiro jogo da série.
Ela representou a Austrália no Campeonato da Oceania em 2 de setembro de 2009, quando a segunda etapa foi organizada por Canberra. Ela também foi membro da equipe australiana feminina sênior que conquistou a medalha de ouro da Australia Series. A Oceania ocupa o primeiro lugar no mundo.
Em 2010, ela foi membro da equipe nacional pela segunda vez.A treinadora da seleção australiana, Carrie Graf, considerou-a como um forte quarteto de jogadores que representaria a Austrália em uma turnê pela China, Estados Unidos e Europa em junho de 2010.
Em 2010, ela viajou para Salamanca, Espanha, para competir no Salamanca Invitational Basketball Tournament. Sua equipe derrotou a Espanha por um placar de 85-64. Eles também conseguiram derrotar os Estados Unidos. Na partida contra a Espanha, ela marcou um total de 20 pontos.
Imediatamente após sua participação na campanha dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, Cambage estava programada para retornar aos Estados Unidos para terminar sua temporada com o Tulsa Shock da Women’s National Basketball Association .
No entanto, Cambage anunciou na manhã de 27 de agosto de 2012, um dia antes da partida programada de seu voo, que não retornaria aos Estados Unidos para terminar sua temporada com o Tulsa Shock.
Seu representante divulgou um comunicado no qual afirmou: “Liz tem trabalhado com a Seleção Australiana em seus preparativos para as Olimpíadas de Londres 2012 nos últimos seis meses.
Ela voltou da campanha olímpica fisicamente esgotada e precisa de algum tempo de recuperação antes de continuar seu treinamento. Infelizmente, isso impedirá que ela esteja disponível nas últimas semanas da temporada da WNBA, como dito anteriormente.
No início deste ano, Cambage concordou com um contrato de vários anos com o Dallas Wings.Cambage estabeleceu um recorde da WNBA com 53 pontos em 17 de julho de 2018 contra o New York Liberty, em um jogo contra o Liberty. O jogo foi vencido pelos Wings por 104-87. Com sua seleção para o WNBA All-Star Game de 2018, Cambage fará sua segunda aparição no jogo.
Após sua partida de 53 pontos, ela marcou 35 pontos na vitória por 90-81 sobre o Washington Mystics, dando-lhe o melhor total de dois jogos na história da liga, com um total de 102 pontos.
No final da temporada, Cambage havia superado todos os outros jogadores da liga em pontuação, e os Wings terminaram com um recorde de 15-19, o suficiente para o oitavo lugar na liga. O Detroit Red Wings foi derrotado pelo Phoenix Mercury por 101-83, na primeira rodada dos playoffs.
A 22 de Janeiro, Cambage aproximou-se dos Wings e procurou uma troca.Em 16 de maio de 2019, ela foi negociada para o Las Vegas Aces, onde jogará por eles nesta temporada. Como parte da temporada de 2019, Cambage foi selecionada para o All-Star Game, marcando sua terceira aparição no jogo.
Os Aces terminaram a temporada com um recorde de 21-13 e foram semeados em quarto lugar na Conferência Leste, ganhando um bye na segunda rodada.
Como resultado de uma jogada do companheiro de equipe Dearica Hamby, que teve um roubo de bola e acertou uma cesta de três pontos desesperada da metade da quadra no jogo de eliminação da segunda rodada, os Ases avançaram para as semifinais e enfrentarão o Chicago
