
José Reza Idade | Em entrevista ao “Manh CM” da CMTV, José Reza partilhou o que pensa sobre a questão mais difícil da sua vida: a morte do filho, Gonçalo, quando tinha apenas 20 anos. “É fora do comum”, afirmou o artista.
Em entrevista ao programa “Manh CM” desta terça-feira, 18 de maio, José Reza falou sobre a morte do filho, Gonçalo. A entrevista de Tony Carreira me chamou a atenção e percebi que perder um filho vai contra a natureza, como afirmou no início de sua fala.
Nas palavras da canção, “o meu Gonçalo tinha 20 anos quando partiu numa circunstância idêntica à da Sara”.Em 10 de agosto de 1998, ocorreu um trágico acidente. Minutos antes do trágico acontecimento, José Reza tinha falado com Gonçalo ao telefone.
“Estava a caminho de um espectáculo no bairro da Guarda. Ele teria 43 anos a esta altura. Parece que foi ontem mesmo. “Acabei de ter uma conversa telefónica com ele”, admite.
José Reza Idade
José reza está com oitenta anos. Na década de 1970, ele lançou seu primeiro álbum.
Ele nasceu em uma família musical, já que seu pai era um mestre violista e seus tios tocavam violão e violino.
Pegou a viola para interpretar as canções de Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira.
José Reza Wiki
Na sequência deste incidente, que alterou irrevogavelmente a vida dele e da mulher, o cantor afirma que “não dormiu nos primeiros dias”. Além disso, afirmou que tinha “um grande número de amigos” ao seu redor e que “a música era muito importante para ele”. “Será sentido por Tony Carreira”, sublinha.
Quando Manuel Luís Goucha lhe perguntou sobre a sua rotina diária, o “cantor dos sonhos” confessou que visita “todos os dias a sepultura”, e José Reza admitiu a Duarte Siopa e gata Rodrigues que falava com o filho todas as noites. “No início eu conversava com o Gonçalo.
Da próxima vez que ele saísse, ele saberia que havia uma estrela cadente no céu. Então era ali que o Gonçalo se escondia. “Ficava apenas a olhar para a estrela e conversar”, explicou.
José Reza tem paixão pela música e atua como profissional nas áreas de administração e contabilidade.Quando a seleção portuguesa de futebol viajou para França para disputar o Campeonato da Europa de 1996, José Reza compôs o Hino Nacional “A Nossa Selecção”, bem como o Hino do Benfica, “Benfica, Vencer, Vencer”, para a celebração da vitória da equipa.
José Reza viaja por Portugal, de norte a sul, e pelos cinco continentes. Em 2009, venceu o Grande Prémio das Marchas de Lisboa com o tema “Lisboa é uma festa”, estando actualmente a trabalhar num novo projecto.
Quando José Reza e os Matrecos gravaram o disco em 2011, foi talvez o mais agradável para ele porque voltou às raízes da sua música, relembrando o 25 de Abril anterior com canções de Zeca e Adriano, e soube expressar ele mesmo mais livremente.
Apesar do músico ter conseguido aliviar a dor da perda do filho ao longo dos anos, sua esposa continua sofrendo com a morte do filho, mesmo 20 anos após o ocorrido. “É preciso sofrer. Fiquei mais de um ano parado antes de decidir que queria retomar.
A minha mulher estava envolvida numa actividade profissional, que acabou por abandonar por causa da morte do Gonçalo. Ficou ainda mais reclusa. Segundo ela, “nunca vai conseguir recuperar da perda do Gonçalo”, disse no “Manh CM”.
José Reza também revelou que havia escrito uma música para o filho, intitulada “Memória de Ti”, que dedicou a ele, dizendo: “Você partiu sem nem se despedir, explique-me por que fugiu do meu olhar”. Você partiu meu coração com suas palavras. Você entendeu.
Eu daria tudo para poder mudar isso. Não há como voltar de onde você está. É assim que tudo chega ao fim. Você sabe muito bem que eu nunca me esqueço de você. “Eu sempre tenho você comigo em meu coração.”
